iSCSI (Internet Small Computer System Interface) é um protocolo de rede utilizado em sistemas de armazenamento de dados.
Ele permite a apresentação de unidades de volumes lógicos (LUN - Logical Unit Number) para servidores através de uma rede Ethernet TCP/IP.
Este protocolo é amplamente utilizado em operações de virtualização, bancos de dados, servidores de arquivos e CFTV.
A sigla iSCSI combina o protocolo SCSI (usado por PCs e servidores para comunicação com dispositivos de armazenamento como HDD e SSD) com o protocolo IP (Internet Protocol).
A inclusão do "i" indica que o SCSI opera sobre o protocolo IP, em vez de conexões internas como SATA ou SAS.
• Flexibilidade de Rede: Utiliza storages NAS ou SAN/IP para entregar volumes de armazenamento através da rede Ethernet TCP/IP.
• Custo-benefício: Evita a necessidade de infraestrutura cara, como Fibre Channel (FC), dependendo das exigências do ambiente.
O iSCSI permite que dados, como máquinas virtuais e bancos de dados, sejam armazenados fora do servidor, utilizando storages externos.
Um único storage pode fornecer armazenamento para múltiplos servidores, centralizando o armazenamento.
Imagine um ambiente com 4 hosts de virtualização, cada um com 10 VMs, totalizando 40 VMs. Um único storage iSCSI pode centralizar o armazenamento dessas VMs.
Idealmente, a rede de comunicação entre o storage e os servidores deve ser independente da rede dos usuários, utilizando diferentes faixas de endereço IP.
Além da conexão ponto a ponto, pode-se usar um switch Ethernet dedicado, estabelecendo uma rede SAN (Storage Area Network) para armazenamento.
Um storage iSCSI é um sistema de armazenamento otimizado para disponibilizar LUNs para servidores de aplicação via rede Ethernet TCP/IP.
Os NAS iSCSI são comuns em datacenters que executam máquinas virtuais e bancos de dados.
Existem também storages IP SAN, projetados exclusivamente para trabalhar com o protocolo iSCSI.
O Target iSCSI é o endereçamento do volume dentro do storage externo.
Para conectar ao volume de dados no storage, sistemas operacionais utilizam um iniciador iSCSI, nativo em sistemas Microsoft Windows desde o Windows Vista e Windows Server 2008, além de sistemas ESXi da VMware, Xen Server da Citrix e PROXMOX.
Para sistemas Apple, é necessário um iniciador iSCSI de terceiros, como o globalSAN.
Confira o site oficial do Global SAN clique na imagem abaixo:
Precisando de suporte técnico para usar iSCSI no MAC OS, não hesite em nos acionar!
LUN (Logical Unit Number) identifica o volume lógico que será apresentado ao servidor. Ao criar uma LUN em um storage, define-se o tamanho/capacidade da Unidade Lógica e um número de unidade lógica é associado ao volume.
A LUN na prática acaba sendo o Volume propriamente dito, uma espécie de HDD Lógico com a capacidade definida pelo usuário.
Veja abaixo o exemplo de uma LUN iSCSI apresentada para o windows e já formatada em NTFS:
Ao usar um storage iSCSI, considere a topologia de rede entre o storage e o(s) servidor(es). O ideal é que a rede de comunicação entre o storage e o servidor seja separada da rede de acesso dos usuários ao servidor. Isso é chamado de SAN (Storage Area Network), uma rede dedicada ao armazenamento.
Normalmente essa estrutura demanda uma conexão direta entre o servidor e o storage iSCSI, chamada de conexão ponto a ponto.
Ou um switch dedicado à rede SAN, que ficará “atrás dos servidores”, para estabelecer a comunicação.
O iSCSI é uma solução robusta e econômica para armazenamento de dados, oferecendo flexibilidade e eficiência em diversos ambientes de TI.
Suas principais aplicações incluem virtualização, bancos de dados, CFTV, servidores de arquivos e backup, proporcionando armazenamento centralizado e escalabilidade.
Com a capacidade de operar em infraestruturas Ethernet de baixo custo e suportar a rápida recuperação de dados, o iSCSI se destaca como uma escolha ideal para empresas que buscam otimizar suas operações de armazenamento.
Para garantir a melhor configuração e desempenho, é recomendável consultar especialistas que possam avaliar as necessidades específicas do seu ambiente e oferecer soluções personalizadas.
Gostou do artigo?
Precisa de ajuda no dimensionamento do seu storage para as aplicações citadas? Converse com quem entende do assunto. Será um prazer atendê-lo!